Em negociação histórica, Sindate reforça o compromisso com a categoria ao propor, em acordo coletivo, série de direitos e conquistas como flexibilização de escalas, repouso de duas horas para noturno e folgas de aniversário para profissionais.
Por Leandro Montes
A direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) realizou, na manhã desta terça-feira (30), assembleia ordinária com os profissionais do Instituto de Gestão Estratégica (Iges-DF), no jardim do Hospital de Base, para discussão e aprovação da proposta de acordo coletivo dos trabalhadores celetistas das oito unidades hospitalares do Instituto.
Durante a assembleia, os diretores do Sindate apresentaram aos profissionais as principais mudanças feitas na proposta do acordo, desde a última apresentação à direção do Instituto, bem como esclareceram as principais dúvidas dos profissionais. A reunião contou com toda a direção do Sindate, inclusive com o vice-presidente licenciado e deputado distrital Jorge Vianna (Podemos).
Essa é a primeira vez que uma proposta de acordo coletivo é negociada diretamente com os gestores hospitalares, o que permite uma maior flexibilização das propostas apresentadas pela direção do Sindate. Dentre alguns dos pontos deliberados e aprovados por unanimidade pelos profissionais, estão o repouso de duas horas para o plantão noturno; uma folga de aniversário; uma folga por semestre, quando o trabalhador não possuir faltas injustificadas; mais flexibilidade nas escalas; duas licenças anuais – uma por semestre -, para o comparecimento em reuniões escolares; troca de quatro plantões por mês e o direito de um final de semana completo por mês.
A partir das decisões, a direção do Sindicato chamará uma mesa de negociação com os gestores do Iges-DF para discutir os pontos aprovados pelos auxiliares e técnicos em enfermagem. Posteriormente, uma nova assembleia será marcada para apresentar os resultados da negociação com um texto final. O diretor do Sindate Newton Batista comemorou o resultado da assembleia e enfatizou a participação dos profissionais como determinante para os avanços em garantir aos trabalhadores um acordo com benefícios e direitos à categoria.
A direção do Sindate-DF destaca a importância da participação dos profissionais nas decisões, uma vez que a partir da união e fortalecimento da categoria serão criados mecanismos de defesa dos trabalhadores.

