Na manhã desta segunda-feira (28/09), os diretores do Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), Isa Leal e Newton Batista foram até a Unidade Básica de Saúde (UBS) 01 de Santa Maria, para averiguar o falta de espaço para o desenvolvimento das funções dos servidores.
A unidade conta com 120 colaboradores, divididos em 11 equipes e o recinto não comporta essa lotação. Em razão da pandemia desde o dia 6 de março, os acolhimentos foram unificados para que outras áreas fossem liberadas e aproveitadas em diversas demandas, inclusive no atendimento aos pacientes com suspeita de Covid 19. Segundo a gerente da UBS Roseli Lopes, surtiu efeito. Porém, atualmente devido a baixa no número de atendimentos aos pacientes com Covid, a equipe está voltando ao atendimento normal e a superlotação é um grande empecilho no desenvolvimento do serviço.

Após o encontro com a gerente e os servidores da unidade, os diretores do sindicato em companhia do Deputado Jorge Vianna (Podemos), se reuniram com membros da Superintendência Regional de Saúde Sul e a diretora da Direção Regional de Atenção Primária à Saúde (Diraps) Regiane Martins, para verificar a existência de algum projeto que trouxesse melhoria na estrutura. Regiane informou que já existe um despacho junto à Novacap para a ampliação da UBS 5 de Santa Maria, construção de uma nova UBS localizada no Condomínio Porto Rico e um movimento para a concessão de uma área que, após adaptações, se transformará em unidade básica de saúde.

O Deputado Jorge Vianna depois de ter recebido essa demanda, esteve em reunião com o presidente da Novacap Fernando Rodrigues Ferreira Leite e já solicitou a construção das novas UBS’s. Vianna se comprometeu a destinar os recursos necessários para agilizar o processo. O Sindate continuará analisando o cumprimento dos planejamentos, para que os técnicos em enfermagem de Santa Maria conquistem melhores condições de trabalho.

